quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tretas Lobo #2



"Podem ter a certeza de que não foi quando descobriu a América, mas sim quando estava a descobri-la, que Colombo se sentiu feliz."  - Fiodor Dostoievski

Esta frase como vocês já perceberam, não tem nada a ver com futebol nem com aquilo que vou escrever, mas achei interessante começar com isto, porque pode estar uma menina a ler e eu quero que ela saiba que sou solteiro e tal e que conheço  frases jeitosas.

Mas pronto, o nosso tema hoje vai ser a famosa transição defesa ataque ataque defesa ataque meio campo defesa meio campo intervalo meio campo defesa ataque. Que é uma transição que não é comentada por os especialistas do futebol. E o leitor tal como eu deve estar a pensar "que vergonha não falarem disso". Mas parece que é muito estúpido e tal, enfim... Amadores !!

A transição defesa ataque pode ser feita de varias maneiras, mas há uma coisa que é importante ter em qualquer transição : uma bola. Porque sem ela epa já não futebol, e o que é futebol sem bola ? É fute, e o que é fute ? Não é nada e chega a ser parvoíce !!

A transição pode ser feita pelas alas, se estivermos num sistema com extremos bem abertos, como um 4-3-3 ou um
4-2-3-1 por exemplo. Podemos utilizar a velocidade dos extremos, lançado no espaço a bola e tentar assim aproveitar as subidas dos laterais adversários.

Mas as equipas podem ser CAMALEÔNICA e apostar no jogo longo para o ponta de lança e utiliza-lo como pivot. Tactica muito utilizada por exemplo por José Mourinho, que sempre gostou de ter um jogador forte no jogo aero e que saiba guardar a bola e jogar costas a baliza (Drogba, Milito, McCarthy etc.).

Pronto aqui ficam 2 possibilidades a nível das transições, e a quem (MALUCOS) a comparem ao sexo. Um estilo mais directo, a bombar mas que pronto pode resultar e pa depois uma técnica mais lateral e tentar desviar a conversa tipo falar da família dela e aquelas merda... Mas o objectivo é o mesmo, meter a bola na baliza (dela)...


PS : isto foi pior do que a semana passada ??

1 comentário:

  1. Equipas CAMALEÔNICAS são as minhas preferidas.
    Excelente análise Sr. Tretas, subscrevo completamente, sobretudo na parte de meter a bola na baliza.
    Cuidado com as transições.

    ResponderEliminar