quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Na tasca com Nicolas Vilas


Nicolas Vilas jornalista Francês de origem Portuguesa

Mr Blonde : Eu conheço-te melhor, e sei que em França as vezes és muito criticado por dizeres o que pensas, achas que os jornalistas portugueses dizem tudo ou escondem muita coisa ? Especialmente no apito dourado onde por exemplo muitos livros e jornalistas foram e são censurados


A maioria dos livros são auto-censurados simplesmente para evitar aos seus autores de serem alvos de processos por difamação. O Processo Apito Dourado resultou de decisões judiciais que dão matéria para debate mas que são legais. Quanto ao eu dizer o que penso, é um aspeto da minha personalidade. Gosto da provocação (com limites, claro). Gostem ou não gostem mas eu não gosto do morno….

Mr Blonde : Eu também vivo em França e sei que aqui a liberdade de expressão é muito importante, mas tu quando trabalhas com Portugal, já sentiste algumas pressões para não falar de um jogador ou não falar de um certo tema ? Ou para falar de um jogador ou de um tema ?


Que seja em França ou em Portugal há sempre temas mas sensíveis do que outros. Mas não me recordo ter sido vítima de qualquer pressão. Só faço o meu trabalho e tento establecer uma relação de confiança com os jogadores. Em Portugal, a concurrência na imprensa faz com que haja uma maior busca do
« scoop » do que em França. E por vezes, alguns temas, algumas questões, algumas declarações são exploradas de forma a tornarem-se mais sensacionais. Mas essa riqueza é uma força. E é o que falta aqui em França.

Mr Blonde : Como explicas a situação económica do futebol Português ? Achas que a culpa é dos clubes , da federação ou dos Grandes ?


A económia do futebol de um campeonato está ligada a situação económica do seu país. O futebol português é dependente do tecido local. Sobretudo para os clubes mais pequenos. As subvenções, ajudas locais e públicas são fontes de receitas importantes, tal como a bilheteria. Os grandes monopilizam as receitas que seja em publicidade (marketing), em direitos televisivos ou até nas quotas. O facto desses direitos serem individualizados não ajuda ao desenvolvimento do futebol nacional na sua globalidade. A culpa não é propriamente dos grandes que gozam do conforto que lhes é dado mas é mais da culpa de quem decide. A Federação e a Liga estão a tentar colectivizar os direitos televisivos mas há contratos assinados e situações complicadas. E digámos também a verdade: muitos clubes foram e são geridos de forma amadora por pessoas, por vezes, sem escrúpulos. À imagem do país… Os clubes são muitas vezes SAD e portanto sociedades. E quem as gerem podem os mesmos que dum dia para o outro fecham fábricas deixando pessoas sem trabalho e sem ordenado…

Vincent Vega : Para mim que vivo em portugal é muitas vezes uma incognita o que se pensa de nós nos meandros futebolisticos europeus. O futebol português é bem visto em França? O que se pensa de nós?


Em França, dum ponto do vista geral, há um grande desprezo para com os campeonatos menores. A Ligue 1 ocupa uma posição « bastarda ». Em termos económicos, está muito acima da Liga portuguesa. O orçamento médio na Ligue 1 está acima do orçamento do Sporting de Braga (o quarto orçamento da Liga en 2012/13). O salário médio na élite francesa é de 40K€ contra 5K€ em Portugal… Mas apesar dessa capacidade financeira, os clubes franceses não conseguem obter resultados significantes a nível europeu, ao contrário do Portugueses. Hoje, cada vez mais actores do futebol francês interessam-se ao que se faz em Portugal. Vão lá observar jogadores, até me ligam para obter informações ou contactos mas… poucos (nunca) concretizam aquilo que seriam investimentos pouco arriscados. Há uma grande frieza em França, uma falta de coragem e uma espécie de patriotismo futebolítico. Dieri até um coroporatismo muito importante.

Vincent Vega : Enquanto jornalista, não faz confusão que hajam 3 jornais desportivos diários em portugal e que NENHUM DELES tenha feito ainda uma investigação séria a todo o proceso apito dourado e seus casos anteriores e posteriores? Não é intrigante não haver UMA questão incómoda sobre estas matérias feitas ao Sr. Pinto da Costa? como achas que seria tratado um caso similar em frança?


Ninguém gosta de cuspir na sopa na qual come. Mais uma vez, o Apito Dourado foi o caso judicial que foi julgado. Os jornalistas podem e devem investigar. E muitos jornalistas o fizeram. Quantos artigos foram escritos à volta desse tema ? Quantas declarações escaldantes foram proferidas por actores envolvidos nesses casos ? Se elas apareceram é porque alguém lhes fez essas perguntas…

Vincent Vega : Visto "de fora" qual a equipa que parece mais preparada para o campeonato deste ano ? Há uma distância assim tão grande do par "Benfica/FCPorto" para os restantes?
O Porto e o Benfica estão bem acima dos outros. Basta olhar para a classificação após apenas três jornadas… Quanto ao favorito… Não sei… O Benfica não antecipou as vendas dos seus dois médios: Javi e Witsel e isso pode ser decisive até porque se trata dum sector de jogo importantíssimo. O Porto, ele, parece já ter preparado a venda do Hulk mas o problema dele será mais de gerir os que lá ficaram e que já se viam noutro clube.... Veremos mas espero que haja suspense. E que o Sporting volte…

Para finalizar, como vês o trabalho de LFV à frente do Benfica? O seu ciclo aparenta mesmo estar no fim? E qual seria na tua opinião o melhor candidato para fazer frente a LFV ?

O problema do Benfica não é LF Vieira ou outro presidente mas sim o FC Porto cuja gestão desportiva e financeira tem sido exibida como exemplo não só em Portugal mas também pela Europa fora. Estes últimos anos, LFV e Jorge Jesus trouxeram troféus ao Benfica e muito dinheiro, pela venda de jogadores como Di Maria, Coentrão, Witsel ou Javi. O JJ já lá vai na sua quarta época no SLB e essa estabilidade não é um costume num clube grande.


E para acabar umas perguntas rápidas


Sagres ou Super bock ?
Super Bock. Sou Minhoto.

Tremoços ou Caracóis ?
Tremoços.

Imperial ou Mini?
Fino! (Sou mesmo Minhoto)

Snooker ou Matraquilhos
? Matraquilhos

3 comentários:

  1. mdr même ici on voit très bien quel est son club, comment peut-il encore le nier ? (après l'avoir déjà avoué qui plus est)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Et d'après toi c'est qui ? Que je vois si j'ai la même idée que toi ??

      Eliminar
  2. Facile quand on supporte ce club, on considère le président comme un Dieu et peu importe ce qu'il a pu faire (ou ce qu'il fait encore...)

    Il est supporter du FC Porto, l'a déjà dit à la radio mais n'aime pas qu'on lui répète car il est journaliste. Bref moi je m'en fous, il a le droit d'aimer un club mais je trouve que c'est plus juste d'assumer.

    ResponderEliminar