quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Da liberdade

Convenhamos, há hoje em dia duas facções na análise ao Benfica. 

Uma que acha que tudo o que acontece de mau no Universo é culpa de LFV e sua direcção.

Outra que acha que todas as perdas do Benfica são resultado da acção dos árbitros.

Não me acho superior ou inferior a ninguém, mas gosto de encher a boca para dizer que sou diferente. Coisas minhas! A verdade é que não me revejo em nenhuma das posições acima descritas. Acredito, como em tudo na vida, que há sempre algo para lá do que parece à primeira vista.

Senão vejamos. Recentemente rebentou (esta palavra neste caso não é muito feliz, como irão perceber...) uma polémica por causa de um filme que é alegadamente blasfemo para o profeta Maomé! Já houve antes algo parecido por causa dos cartoons dinamarqueses e não só que o jornal francês Charlie Hebdo motrou ao mundo...

Basicamente, vivemos num mundo muito liberal e não hesitamos em dizer que a liberdade de expressão é ponto assente, desde que não se interfira com o Islão! Para que conste, não é um discurso anti-religioso. Até sou crente, mas acho muito bem que se brinque ou que se possa brincar com as religiões! E quem vive em sociedade tem que estar preparado para conviver com essas críticas.

Isto tudo para dizer o quê? Dêem-me um segundo que já me esqueci... Ah! Querem-nos fazer passar a ideia que criticar os árbitros é uma coisa anti-desporto. Podemos fazer aqui posts sobre marretas à vontade, mas falar de árbitros demonstra falta de fair-play e um certo desculpar-se de erros próprios! Talvez até seja isso! Mas gosto que haja o direito a fazê-lo sem que depois seja castigado um treinador por 15 dias durante um período em que não há competição! Em Espanha estão a levar isso ainda mais longe e ninguém pode sequer mencionar a arbitragem! O QUE É ISTO??

Se há gajos com direito a achar o melhor marcador estrangeiro a jogar no Benfica um autêntico cepo, porque raio não hei-de chamar de filho-de-uma-progenitora-com-uma-profissão-liberal-de-prática-de-sexo-em-troca-de-dinheiro a um Proença desta vida?!

Ah e tal mas isso não explica todos os males do Benfica! Claro que não! Mas para explanar todos os defeitos deste Benfica (muitas vezes, para lá do que seria razoável, mas lá está, gosto que tenham liberdade para o fazer...) temos blogs como este, este, este, aquele, ou ainda, imagine-se, este! Mais dificil é encontrar um blog portista contra o seu presidente. Portanto, só me posso congratular por, mais uma vez, o Benfica acabar por ser a mais democrática das instituições desportivas em Portugal (ainda que Bruno Carvalho diga que se parece com a Coreia do Norte, o pigmeu nem sabe do que fala... Que experimente vestir azul e branco e dizer o mesmo e vai ver o que lhe acontece a um dos seu canitos de estimação...)!

Fechando este ponto, exorto todos os benfiquistas que discordam do status quo actual que se cheguem à frente!  Estou farto de LFV e dos seus malabarismos. Reconhecendo o trabalho positivo que fez em muitas áreas, já ninguém aguenta o seguidismo, os acólitos (fonix cada vez que aparece o Pedro Guerra, regurgito!), os discursos contraditórios escritos por alguém... Mas os arautos que se levantam durante toda a época (somos o único clube no mundo com os chamados "notáveis"!), desaparecem sempre nas piores alturas!

Para terminar, um pensamento:

Os crespos fios de ouro desparzidos;
Pelo colo que a neve escurecia;
Lácteas tetas que andando lhe tremiam,
Com quem amor brincava e não se via;
As flamas que lhe saem d'alva petrina;
Desejos que como heras enrolados
Pelas lisas colunas lhe trepavam...
Lusíadas, Luis Vaz de Camões

E o que é que isto tem a ver com o resto. Nada. Mas tem muita pinta. Lácteas tetas! LIKES!

Sem comentários:

Enviar um comentário