quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Marretas na Tasca #4

Este é um dos casos mais típicos do futebol português, e do Benfica em particular. 

Há um gajo que se destaca em equipas menores, marca golos, corre, finta, parece a encarnação do Eusébio a jogar contra o Glorioso, marca-nos uns golitos (condição sine qua non...) e pumbas, no final da época tem que se ir buscar o bicho.

Chega cá, faz um jogo e torna-se o sonho de qualquer adepto do seu novo clube!

E porquê um sonho? Porque a malta pensa: Se este bacano conseguiu chegar ao Benfica, eu também posso!! 'Bora lá correr todos os dias e ficar em forma...

Podia dar muitos exemplos, mas hoje escolhi falar de: Marcelo Cipriano!!


A passagem deste cromo no Benfica foi bastante efémera. Uma época, 27 jogos e 7 golos. 

A maior parte deles na caminhada para o Jamor. A verdade é que se não fosse este luso brasileiro (filho de pais portugueses, nasceu no Brasil e veio para cá com 12 anos... O melhor de dois mundos...) não teríamos conquistado a 23ª Taça de Portugal do nosso palmarés. 

Lembro-me de dois jogos decisivos. Um, contra a Académica de Coimbra em casa, em que entra a 10 minutos do final e marca um golo já nos descontos. Outro, ainda mais épico, contra a União de Leiria, também em casa, debaixo de chuva diluviana. Mais um daqueles jogos em que o lema de quem nos visitava era: "bola pro mato"! Com o campo impraticavel, chegou-se ao prolongamento. E aí surgiu MARCELO! Marcou dois e passámos com o resultado 2-0, mas o que me fica na memória é o golo... Surge o rapaz isolado com o Hélder (salvo erro) que lhe endossa a bola. O tipo, a 1 metro da baliza, remata em força e ela vai à barra... e entra! Depois, um golo contra o Guimarães. Cruzamento da esquerda (Dimas, salvo erro) a bola desce muito rapidamente Marcelo não se fez rogado... Em vez de meter o pé... Manda-se de cabeça a deslizar pela água acumulada no relvado... Imagem sublime! O grito de golo surge com aquela expressão de pena. Tipo os últimos golos marcados pelo Mantorras...

E pronto. Na reabertura do mercado em Janeiro contratou-se o Mauro Airez ao Belenenses e o zuca eclipsou-se. 

Graças a Deus!

Acredite-se ou não, até fez uma carreira respeitável na Division One inglesa, representando Sheffield, Walsall e Birmingham.

Hoje em dia é empresário de futebol e tem em carteira nomes como Fernando Meira ou Tonel. 

Sem comentários:

Enviar um comentário