terça-feira, 30 de outubro de 2012

Marretas na Tasca #6

Ora bem, a pedido de diversas famílias, eis que me coube a tarefa de falar de um dos mais controversos jogadores a ingressar no Benfica!

Ainda hoje, ninguém saberá dizer muito bem se jogou bem ou mal com o manto sagrado. Os tempos eram de vacas tão magras que até uma vedeta de cartel mundial tinha dificuldades em mostrar fosse o que fosse!

Falo de:
CLÁUDIO PAUL CANIGGIA
"El hijo del viento"

Chegou ao Benfica na época de 1994/95 proveniente do AS Roma, embora tenha estado uma época suspenso por consumo de cocaína.

O Benfica tinha acabado de ser campeão e o Presidente Manuel Damásio resolve demonstrar todo o seu talento para liderar o clube, fazendo uma verdadeira limpeza. Despede o treinador campeão, Toni (a culpa é do Hessan c#&$lho??"), vende Rui Costa e Stefan Schwarz, despacha Ailton para o Brasil, Yuran e Kulkov para o Porto e ainda tem tempo para alguns ajustes.

Para colmatar as saídas contrata muitos jogadores (dava uma caderneta inteirinha só de cromos!!), entre os quais, 2 de classe mundial: Michel Preud'Homme e o internacional argentino por empréstimo, numa negociata com a Parmalat, que nos patrocinava na altura!

A verdade é que o veloz avançado entrou a todo o gás na equipa de Artur Jorge! Marca golos, jogadas impressionantes e a velocidade que o fez famoso! Fazia uma dupla com João Vieira Pinto de deslumbrar! Lembro-me que na altura tinha uns 3 fora-de-jogo por partida mal assinalados. A desculpa que davam era que o rapaz seria muito rápido... Todos sabemos que era sobretudo pela camisola que vestia...

O pior é que a noite lisboeta é muito animada, e à medida que a época avança ele... recua! Verdade que o treinador também não ajudou muito, e que receber "passes" do Tavares e do Nelo (porra do que me fui lembrar... estou deprimido! Esperem um bocado!............... OK já passou!) não seria pêra doce, mas o facto é que nos últimos 15 jogos... nem um golito! depois de 16 em meia época. Valeu-nos nesse final de época MISERÁVEL o talento do pequenino Edilson...

Saiu então para o Boca Juniores, onde joga ao lado do seu grande amigo Maradona e faz duas épocas memoráveis. Há uma troca de saliva entre os dois pelo meio, mas não há cá tempo para mariquice!

Enfim, mais um enorme jogador que passa pelo Benfica na época errada! (Imaginam no tempo actual um Benfica com Caniggia, Poborsky, Preud'Homme, Van Hooijdonk, Kandaurov, Carlos Gamarra...)

Lado positivo da passagem de "El Pajaro" pelo Glorioso? Destaco duas, ambas contra o Sporting: primeira volta, em Alvalade, o Peixe passou o jogo todo a distribuir pancada de criar bicho sobretudo em cima do JVP e do gadelhas. Ele não vai de modas, espera os árbitros estarem de costas, arrefinfa-lhe um pontapé e quando o Peixe estava no ar, empurra-o para fora das quatro linhas. Mítico! Depois foi na segunda volta, em pleno estádio da Luz quando vê um amarelo depois de ser agredido pelo mesmo Peixe. Não contente com isto, Jorge Coroado mostra o vermelho logo a seguir. Mais tarde viria a justificar-se, dizendo que Caniggia o havia chamado "hijo de puta" (ainda me lembro da primeira página d'A Bola com essa entrevista maravilhosa, bem demonstrativa do carácter do bicho)! O problema é que nas imagens televisivas vê-se claramente que Claudio nem abre a boca... Jogo mandado repetir. Foi jogado no Restelo num sábado à tarde. 2-0 para o Benfica, dois golos de Edilson. Jogo anulado pela UEFA um mês depois!

Tão bom gostar de futebol em Portugal, não é??

Sem comentários:

Enviar um comentário