quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cinema de Bolso: A Good Day to Die Hard

Sempre me considerei um felizardo por ter crescido nos anos 80 e ter entrado pelos 90 numa idade em que absorvemos tudo de uma maneira parva.

Lembro-me de ser bem miúdo, num tempo sem Internet e onde os jogos de computador se resumiam ao Asteroids numa Atari que havia lá por casa, e onde o vídeo VHS era o que a PS3 é para os miúdos dos dias de hoje. Naquela altura havia todo um fascínio em volta dos clubes de vídeo e das antenas parabólicas onde me lembro de ver o que eu achava na altura ser simplesmente o melhor.... pensava eu "Pronto.... agora é que foi, melhor do que isto é impossível!"

Die Hard ou o mais conhecido por estas paragens "Assalto ao Arranha Céus" é um filme que entrava nessa minha categoria do "pronto.... agora é que foi!"!

"12 terroristas, as chances estão contra John MacClane.... é assim que ele gosta" só podia dar certo!! E deu! Hoje vejo Die Hard e ainda vejo aquele filme mágico onde um gajo descalço limpa o sebo a 12 marmanjos.... o filme tem tudo de bom!! Tudo!! Tiros, explosões, uma história coerente e um dos maiores vilões de sempre.... Hans Gruber!! Para não falar de toda a magia e espírito dos anos 80.... mas o maior trunfo deste filme é de LONGE John Macclane, interpretado por Bruce Willis! Nada neste filme faria sentido se não fosse feito com Willis. SOBERBO!

O êxito foi tal que passado 2 anos aparece-nos "Die Hard 2" ou "Assalto ao Aeroporto"!

John MacClane estava de volta!! Depois da formula de sucesso de um enredo dentro de um único edifício, aparece-nos aqui um Aeroporto e o sacana não desiludiu em nada!
Não chega ao estatuto do primeiro, mas não fica muito longe, a magia de MacClane continua lá! Tiros, explosões e MacClane.... a formula de sucesso continuava lá!

A fasquia obviamente ficou altissima, então o que fazer para continuar a expremer esta saga de sucesso? Fácil.... juntasse Samuel L. Jackson à equação... e outro kick ass vilan.... Jeremy Irons!! E que trio....

"Die Hard: With a Vengeance" começa aqui a divergir dos 2 antecessores, já que não se limita unicamente a um espaço, mas abre portas a toda a cidade de NY, e apresenta um enredo com bastante sentido! Um jogo do gato e do rato perfeito! MacClane estava de volta!!

Mas como Hollywood nos tem habituado, em tudo o que é sucesso.... estraga, e em 2007 apresenta "Live Free or Die Hard".... mas o que fazer? Temos o MacClane e chamamos-lhe de velho... analógico contra o digital.... e mete o gajo a mandar-se para cima de aviões a jacto!...


Ok.... tem alguma coisas engraçadas e tal.... mas se calhar já se parava na tentativa de espezinhar toda uma saga mágica, não?

Não.... alguém deve ter pensado que conseguia fazer pior, e este ano apresenta isto:

...nem MacClane escapa! Matéria Excrementícia.... não me ocorre melhor para dizer!
É tudo mau, a história é.... humm inexistente?... o vilão.... iztupido... tem tiros a mais e explosões sem sentido.... perseguições sem sentido....é tudo sem sentido.... Rússia?!.... Meu querido Nakatomi Plaza.... Assim se consegue cuspir em cima de uma saga de culto, e o que me estranha é Bruce Willis alinhar nestas coisas.... mas o que ainda mais me surpreende é isto: Die Hardest para 2015.... MEDOOO!!

O enredo é abaixo de básico.... o filho de MacClane é preso na Russia e John vai em seu socorro e vê-se no meio de um esquema politico que afinal não era e afinal.... opah.... é mau! Desta vez metem MacClane a mandar-se de aviões e edifícios....

Enfim.... para os fãs.... não percam tempo com isto, vão por mim!

Uns 3 tremoços (só por ter MacClane) em 10!

Yippee-ki-yay, motherfucker!!!

E tenho dito.... obrigado e bom dia!!

Sem comentários:

Enviar um comentário