terça-feira, 30 de abril de 2013

Sorteio dos árbitros









Li um desabafo de um amigo que me deixou a pensar nisso.

E se voltássemos à história de sortear os árbitros?

Já sei que é uma velha questão mas isso quer dizer que eu não a possa colocar, a malta não gosta de ir ao baú ver as fotos dos velhos tempo?
Pronto encarem da mesma forma.
Um pouco de história antiga:

---Em 2005 foi feita uma proposta pela Liga de Clubes que sugeria que os árbitros deixassem de ser nomeados e passassem a ser escolhidos pelo método do sorteio.
O S.L. Benfica, na altura foi o único clube a não concordar com a medida.

Depois de ouvirmos horas e mais horas de Pinto da Costa e seus pares a dizer “Ah esse não que não gosta da fruta” ou então “Pah nomeia aquele que é mais magrinho e não come tanto, dá-se-lhe só arroz”, acho muito estranho o SLB não querer “cortar as pernas” ao Papa do norte na escolha dos árbitros que lhe dão mais jeito.
Até porque no período de jejum de campeonatos nacionais do glorioso, tivemos 10 épocas, 7 delas com nomeações e 3 com sorteio. 
E é engraçado porque nessas 3 épocas o campeonato foi ganho por quem?

1999/2000 – Sporting
2000/2001 – Boavista
2001/2002 – Sporting

Isto deve ter gerado o caos a muito artista da fruta e não demorou muito a aparecem as pressões para voltar ao sistema antigo, tão mais fácil de manobrar.
É que os árbitros eram fraquinhos e dirigiam mal os jogos.
Por exemplo lembro-me de um árbitro obrigar o secretário a oferecer a bola ao Acosta, sob pena de ser expulso do jogo.
E nesse mesmo jogo o árbitro agarrou-se às pernas do Guarda-Redes do FCP enquanto o André Cruz lhe metia a redonda na gaveta.

Portanto, voltando atás, o Benfica assiste a um domínio podre do FCP, interrompido por 3 longas épocas de sorteio, em que regressa o "pequeno grande", ao fim de 18 anos a marrar com os cornos na parede, e depois de ser abolida a prática do sorteio, tem em 2005 a grande oportunidade de voltar a mandar esse dominio às urtigas mas vota contra.
Alguém deve ter pensado "Deixa lá votar contra isto senão os viscondes ainda ganham mais campeonatos."
Genial.
Mas na verdade não estou aqui para criticar o SLB, até porque não é o SLB que manda.
Mas também certo é que sendo o SLB o único a votar contra, e todos os outros votaram a favor e a coisa não andou para a frente.

E não andou para a frente porquê?
Um dos mais esgalhados argumentos foi que íamos ter árbitros de menor categoria a apitar jogos “grandes” e podiam não ter capacidade para dirigir um jogo desses.

Eu pergunto:

-Que categoria têm demonstrado nos últimos anos, nos jogos “grandes” senhores como Lucílio, Olegário, Paixão, Proença, Duarte Gomes, Capelas, Soares Dias?
Será que um árbitro de categoria “inferior” não faria melhor?


E a partir de 2002/03 tudo voltou ao normal, regressaram as nomeações e nos 10 anos seguintes tivemos 8 títulos para o Futebol Clube do Porto.
Tudo normal, portanto!!!
Malta da verdade desportiva, querem união?
Eu dou-vos a união, dou-vos a mão e luto convosco para acabar com a podridão do nosso futebol e o domínio dos homens da fruta.

Mas para a próxima não se cortem na hora de votar!!!
Senão levanta suspeitas!!!



Abraço

2 comentários:

  1. Também sou contra as nomeações neste mundo sujo de compadrios.
    As classificações dos árbitros também deviam ser de igual modo sorteadas em público e sem o perigo das bolas quentes e frias.
    O leque de escolha (tanto de árbitros como de quem os classifica) devia ser muito mais vasto - exemplo para os 8 jogos da 1ª Liga deveria haver no mínimo duas dúzias de cada a entrar no sorteio.
    O critério de escolha dos observadores deveria ser também profundamente estudado para eliminar todas as formas de corrupção possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para isso das bolas frias e quentes tenho uma solução muito simples.
      Não arranjam umas boazonas mamalhudas para no incio dos jogos andarem com umas bolas na mão? (Linda imagem).
      Que os sorteios sejam feitos em público, com transmissão televisiva (a sério já que transmitem tudo e mais alguma coisa) e quem ia tirar as bolas eram simplesmente... Pessoas!!!
      Exacto, um cidadão qualquer escolhido ao acaso no próprio dia do sorteio.

      Eliminar