sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Tasca a Preto e Branco - Isaías o Profeta

Sendo o Benfica um clube de mais de 100 anos de História, o mesmo é dizer que já várias gerações viveram este grande clube, isto para não falar das centenas de jogadores que envergaram o manto sagrado.

Sei que Eusébio ou Coluna foram colossos no futebol do Benfica, mas só o sei porque me disseram ou porque vi pequenos vídeos que ainda perduram. Mas uma coisa é ouvir dizer, outra é ver com os nossos olhos.

Em criança quando jogava à bola com os meus amigos na rua, com pequenas bolas feitas de papel e fita cola e 2 pedras a fazerem de poste,  todos nós queríamos ser alguém. Tinha amigos meus que clamavam que eram o Rui Águas, ou o Magnunsen, ou mesmo um Paneira.... mas eu dizia sempre o mesmo.... eu sou o Isaías!

 
Isaías Marques Soares consta que veio para Portugal onde fez testes no Belenenses e não ficou, rumado a Vila do Conde onde acabou por dar nas vistas, migrando para o Bessa já no ano de 1988.

Bom, a verdade é que sempre me lembro do Isaías com a camisola do SLB o que muito contribuiu para a febre que hoje tenho pelo Benfica.

Um jogador que tinha de fazer 34 remates para fazer um golo, mas isto era num jogo!! E o golo aparecia sempre!!

Na verdade ele em 124 jogos marcou pelo SLB 53 golos, mas também era menino para assistir e mexer com o jogo, como também era para passar por ele sem se ter dado conta que ele lá andava.
Na verdade diz-se que ele era avançado, mas eu sempre me lembro dele em todo o lado, na direita, na esquerda ou no centro.... lá aparecia ele!

Um poço de força, a técnica também lá estava, aliás com mostra o golo que ele marcou contra o Sporting em 1993 na Luz, onde fez o 2-1 dando assim a reviravolta no marcador.
Outro jogo que ficou marcado para a historia do futebol português foi a eliminatória feita pelo Benfica em Londres contra o então todo o poderoso campeão inglês Arsenal, onde Isaías sozinho cilindrou e abusou dos Ingleses, ficando para sempre na minha memória aquela jogada em que ele inventa um golo em que passa por 3 ou 4 defesas e acaba de vez com um eliminatória bem complicada!!
Lembro-me de ser criança e de já sofrer imenso nos momentos mais dificeis que o Benfica passava nos jogos, mas lembro-me muito bem de dizer imensas vezes e acreditar que quando o golo não aparecia que o Isaías ia resolver!! E resolveu imensas vezes.....

Outro jogo que o elevou a lenda foi o mítico 3 - 6 no Estádio de Alvalade, onde JVP fez o jogo perfeito..... mas não foi o unico! Todos se lembram dos 3 golos do JVP, mas foi Isaías quem matou o jogo e o campeonato naquela noite.


Num ano em que a disputa do campeonato com o Sporting foi colossal, já que provavelmente para mim foi a melhor equipa que eu já vi deles, na semana anterior a este jogo o Benfica empatou em casa 1 - 1 com o Estrela da Amadora (golo soberbo de Isaías). Reza a lenda que Isaías antes de ir para casa fez questão de ir ao gabinete do então treinador Toni e só lhe disse "Mister.... não se preocupe, vamos ganhar a Alvalade!" ...e assim foi!

Aquela maneira de festejar é única..... como que a representar um Diabo no meio de um suposto Inferno!!

Outro golo que nunca esquecerei foi no principio dessa mesma época, contra os azuis das Antas, em que num jogo criminoso em termos de arbitragem, Isaías saca de um livre que até hoje o Vitor Baía deve andar a tentar perceber o que raio foi aquilo!! Um livre onde tem todo o ar de quem Isaías disse ao Rui Costa algo como "Sai-me da frente caral**" e pumbas ainda a bola não tinha passado a barreira já ele estava a festejar!!

Há outro jogo que é inevitável de falar quando se fala em Isaías e em tudo o que ele foi no Benfica. Lembro-me como se fosse hoje, mas aconteceu em 93/94 no Estádio do Bessa!
Este foi o jogo onde Paulo Sousa acabou na baliza do Benfica, pois Neno foi expulso e fez um penalti numa altura em que o Benfica ganhava por 3-1 e já jogava com 10! Jogou-se assim com 9, sendo que o Guarda Redes era o Paulo Sousa!! Mas para mim aquele 3 golo do Isaías marcou-me.... num relvado ideal para a pratica do Remo, Isaías inventa um golo soberbo, fazendo um chapéu sobre o redes do Boavista!!

Isaías era um jogador à Benfica, com força e técnica, mas sobretudo Raça!! Ele respirava Benfica!!

Naquele Verão Quente de 1993 onde o Sporting veio às compras ao Estádio da Luz, Paulo Sousa e Pacheco desertaram, como todos nós sabemos! Mas houve outros jogadores aliciados e que levaram um redondo NÃO!! Rui Costa foi um deles, JVP foi outro e o 3º foi o Isaías!! Consta que Isaías respondeu ao "convite" do Sporting com um "ganho o suficiente no Benfica para viver bem, e amo demais os seus adeptos para lhes fazer isso!"

Consta que Bobby Robson, treinador do Sporting na altura, só queria o Isaías!! Dizia ele que Isaías era um jogador formidável e que o queria ter como jogador mais do que ninguém!

Depois deste ano de Campeonato para o Benfica, em 93/94, já se sabe a história do Benfica e a história do Isaías foi a mesma! Neste dias vi uma reportagem onde dizia que Artur Jorge tinha a missão de acabar com o Benfica..... eu concordo com ele!

Foi dispensado para o Coventry e mais tarde voltou a Portugal para jogar no Campomaiorense, onde ainda jogou 2 anos de muito bom nível!

Tenho saudades de ver jogadores destes no meu Benfica!! Raça e amor ao clube!! E apesar de tudo estamos a falar de um estrangeiro.....

2 comentários:

  1. http://videos.sapo.pt/iume2YN1CMZBSClM34IE

    ResponderEliminar
  2. Um reparo, esse jogo no bessa foi na epoca 92/93, a ultima que paulo sousa fez pelo benfica. em 93/94 ele estava do outro lado a assistir ao festival em alvalade

    ResponderEliminar