domingo, 18 de agosto de 2013

Vitória fraquinha (e uma análise mais séria ao Sporting)




Ora boas noites, desculpem mas esta vai ser um bocado longa.
Compreendam que na pré-época nada disse sobre o que fosse, também não vi muito futebol é verdade, por isso façam de conta que esta jornada foi a pré-época e só vai começar o campeonato para a semana.
Para quem não estiver para me aturar, aquela cruzinha vermelha no canto superior direito do vosso monitor resolve o problema da falta de paciência!




O meu sporting hoje mostrou alguma coisa.

Mostrou, mas mostrou contra aquela que eu acho ser a pior equipa da primeira liga. É um conjunto de trapos que foram buscar a equipas de médio/baixo nível, todos eles habituados a lutar pela sobrevivência época atrás de época, e a maior parte deles até… Não conseguiu. Tem o David simão é verdade. Mas também tem o Pintassilgo. Tão a ver né?
E como eu disse na minha previsão a brincar, iam agarrar logo o último lugar desde a primeira jornada, só falhei no resultado.
Bom, mas isto era sobre o sporting e não sobre o Arouca!

 O Sporting vem, desde à uns tempos para cá a demonstrar que vai fazer melhor do que tem feito nos últimos anos e esses “tempos para cá” coincidiram com a chegada de um novo presidente. Sim, coincidiram, é tudo para já uma enorme panóplia de coincidências.

Corrigidos que foram alguns erros da antiga direcção, nomeadamente na renovação de contratos dos miúdos que têm aparecido na equipa principal, para não vermos mais “Brumas”, finalmente foi dado espaço a Wilson Eduardo, já estava a demorar tempo demais e confesso que cheguei a pensar que nunca iria ser utilizado na equipa do sporting. Parabéns por isso.

Finalmente temos um treinador que percebe de futebol, também é importante esse factor.
Tínhamos domingos que teve uma boa maré em Braga mas que depois da passagem pelo Sporting desapareceu.
Fosse ele tão bom e voltava a aparecer e provava-se que o sporting é que é mau.
Mas não, não tem espaço sequer em Portugal, onde predominam nomes como Pedro Emanuel ou Abel Xavier.
Parabéns também pela inteligência na contratação de Leonardo Jardim.

Depois aparece William carvalho de estaca na equipa. Já foi comparado a Oceano ou Vidigal por exemplo. São colossos do futebol mundial? Claro que não, mas foram muito importantes nos tempos passados do Sporting e faz falta um jogador daquela “estampa”, tornando Rinaudo um excelente suplente.

Montero claramente entrou bem e está nas sete quintas, reúne consenso absoluto nas bancadas de Alvalade e já fez esquecer um holandês que por ali andou.
Não é o melhor ponta de lança a jogar em Portgal, reconheço que anda muito longe disso.
Eu comparo Montero a Cardozo e claramente não há comparação, o problema aqui é que Montero vai jogar e Cardozo não.
Eu comparo Montero a Rodrigo e claramente o espanhol leva vantagem, o problema é que o Montero mostra vontade de jogar e Rodrigo não.
Eu comparo Montero a Lima e a Jackson e vejo-o a milhas de distância. E o problema é que vai mesmo ficar a milhas de distância.
Ou se calhar não!

Mauricio “aka” O Tosco…
Digam-me, não fazia falta um Mauricio? Ainda hoje ouvi duas coisas na rádio:
-“Finalmente o sporting tem um central que marca golos de cabeça!
-“Mauricio tem estado bem mas temos de ter calma porque claramente Dier é a primeira opção.”
Mas então e Rojo? Esse é que é o titular indiscutível?
Se calhar prefiro O Tosco…
Luisão e Mangala são portentos da técnica? Eu acho que não e no entanto ambos já foram campeões, ambos são titulares indiscutíveis nas suas equipas.
Falar de uma dupla Mauricio/Xandão já assustava, agora com um “tosco” só no meio da defesa já não assusta nada!
E hoje tivemos dois toscos, o que marca golos e o outro que serve para limpar chaminés, valeu que o teste não foi muito complicado.

O Sporting juntou à qualidade que tinha, algumas peças, que não sendo colossos vieram trazer o que faltava, Montero tem concorrência para o fazer trabalhar e melhorar, já Wolkswinkel não tinha.
Adrien parece ter resolvido os problemas que tinha em relação ao clube que lhe paga o ordenado.
Cédric e Jefferson (tal como Welder e Evaldo) defensivamente não são grande coisa, mas ofensivamente participam e fazem jogar.
Capel continua a ser o que já nos vem habituando e Patricio

Patricio em jogo de goleada voltou a fazer defesas daquelas que valem pontos.
Corresse hoje menos bem em termos ofensivos e Patricio lá salvava aquilo outra vez.
É muito importante que fique e é muito importante também que olhem para um jogador com carácter, que apesar de saber de interesses que o tornariam milionário, não pressiona para sair, não dá entrevistas parvas, não faz birrinhas.
Trabalha!!!!

 E já deu para perceber que ali já foi tempo em que o clube e a equipa se regiam pelas birras e comportamentos dos jogadores.

E depois os ADEPTOS!!!

Ser adepto do Porto é fácil, quando se ganha sempre é muito bonito e andamos todos a cantar e tal, e ainda para mais com vitórias Proençais ou à Capela (começou bem a Liga hoje) torna-se difícil trocar palavras com qualquer adepto dragão, a não ser com a minha mulher que liga à bola o mesmo que eu ligo às novelas!
Mas nas três épocas negras do FC Porto (de 1999 a 2002) apontaram-se armas a treinadores ali, o que mostra bem que é bonito… Mas é a ganhar!

Ser adepto do Benfica já custa mais um bocadinho, mas ainda assim, fruto de terem sempre plantéis fortes, e equipas de ataque avassalador, embala qualquer adepto para o apoio e independentemente do que aconteceu hoje ainda vamos ter muito benfiquista em festa ao longo da época. É bom que assim seja porque nós gostamos é de festa.
E ali já se queimaram cachecóis, já se rasgaram cartões, já se disse muitas vezes “Futebol nunca mais”, o que também mostra que é bonito é quando se anda na frente e a ganhar mas chega a um ponto de... Falta de paciência!

Ser adepto do Sporting, para além de ser a coisa mais louvável do mundo é também a coisa mais difícil nos dias de hoje. Mas nas dificuldades se vê afinal o que é bonito. Apoiar o nosso clube.
Os adeptos do sporting dão 10 a 0 aos outros todos.

Viram aquele vídeo que se tornou viral? No jogo contra a Fiorentina? Despiram o clubismo e viram aquilo como veem aqueles vídeos dos cânticos em Inglaterra e acham muito giro?
Aqueles rapazes que ali estavam a cantar são adeptos daquele clube que não ganha NADA há anos, não é campeão desde 2002 e que na época passada atingiu a pior classificação DE SEMPRE no campeonato português, ficando afastado das competições europeias.
A curva sul está de volta e finalmente completa!
Com os melhores adeptos de Portugal!!!
Ali não se rasgam cartões nem se incendeiam cachecóis…
Ali após as desilusões, lambem-se as feridas e volta-se ao combate!
Isto leva-me a perguntar se terão os adeptos do Sporting limite? Qual é o nosso ponto de "falta de paciência" e qual é a altura em que vamos rasgar cartões, queimar cachecois e apontar armas a treinadores? 

Para terminar, o Sporting vai ser campeão?

Claro que não… Calma lá ok?

Vai fazer melhor, MUITO melhor do que tem feito (ainda que pior fosse impossível) e é isso que tanto nos anima e nos faz festejar e apoiar cada vez mais.
Não é por ganharmos ao Arouca que vamos ser campeões, mas merecemos um pouco mais do que o tenho visto quando festejamos vitórias.
Lembrem-se que somos aqueles adeptos que apoiam o clube que não ganha vai para uma década, por isso não é só por ganharmos um jogo ou dois que andamos a cantar!
É que estamos mais fortes, muito mais fortes.
Ainda não chega mas vamos devagar que temos tempo!!!

Pronto prometo que nos próximos dias escrevo o que penso sobre Benfica e Porto, era para ser tudo aqui mas este já vai longo e não posso escrever tudo o que tenho pra escrever num ano num só post vale?

Abraço
(E porra estou em primeiro vou fazer print screen da classificação e pendurar esta raridade aqui na parede)



Ah e o Gerson Magrão é um ovo podre...
Idiota do car@$% eu aqui a elogiá-lo a torto e a direito em vésperas de jogo e a besta faz aquela merd@ de jogo????




Sem comentários:

Enviar um comentário